quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Responsabilidade ou Culpa


Segundo Louise Hay o ser humano contribui para criação de cada condição de sua vida, seja ela boa ou má, em função da sua maneira de pensar e sentir. Os pensamentos criam sentimentos; assim, as pessoas passam a viver de acordo com esses pensamentos e sentimentos. Mas ninguém pode ser culpado pelo que sai errado. Existe uma diferença entre ser responsável e culpar a si mesmo ou aos outros. Responsabilidade é possuir o poder sobre sua própria vida. Quem acusa os outros entrega-lhes o poder de modificar a própria vida. Quem faz papel de vítima usa seu poder pessoal para ser indefeso. Quem tem responsabilidade sobrea própria vida não perde tempo pondo a culpa em alguém ou alguma coisa que está "lá fora". A responsabilidade não tem nada a ver com culpa. Responsabilidade é a capacidade de reagir a uma situação. Sempre temos uma escolha. Isso não significa que negar quem somos ou o que temos. Simplesmente quer dizer que devemos reconhecer que contribuímos para ser o que somos. Assumindo a responsabilidade, ganhamos o poder de mudar e dizer: "o que posso fazer para mudar isto? É preciso compreender que todos possuímos o poder o tempo todo. Tudo depende do modo como o usamos.
A lição é sempre amar a si mesmo. Mesmo que não saibamos como nos amar, o simples fato de estarmos dispostos a isso já produz uma diferença.
Livro: o Poder Dentro de você - Louise Hay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"ATÉ QUE VOCÊ INCORPORE SEU INCONSCIENTE NO PLANO CONSCIENTE, ELE VAI DIRIGIR SUA VIDA E VOCÊ VAI CHAMÁ-LO DE DESTINO" Carl Gustav Jung
EXISTE UMA PARTE SUA QUE VOCÊ NÃO TEM CONTROLE CONSCIENTE SOBRE ELA, E QUE INFLUÊNCIA GRANDE PARTE DE SUA VIDA, NO QUE VOCÊ ESTÁ MANIFESTANDO AGORA, ESSA PARTE É A SOMBRA, E TUDO QUE ESTÁ NA SOMBRA ESTÁ INCONSCIENTE PARA VOCÊ.